“ A vida mental do bébe é despertada e animada pelo desejo entusiástico, a paixão dos pais. Senão existir um investimento parental, a mente do bébe não se desenvolve…o instinto de vida esmorece…é uma sobrevivência apática e abúlica…”

Georges Mauco (1978)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O primeiro dia de aulas e a ansiedade de separação


Deve-se preparar a criança para o início das aulas?

Sim claro, mas, toda a família deve-se preparar para esta fase de adaptação da criança, que pode durar poucos dias ou prolongar-se por mais algum tempo. Se a criança tem vínculos seguros com os pais, especialmente com a mãe, esta fase deve decorrer de forma calma. A entrada na escola pela primeira vez (seja pré-escolar ou 1º ano) deve ser falada e explicada com algum tempo de antecedência valorizando os aspectos bons (socialização, aprendizagens novas…) e respondendo às dúvidas da criança com honestidade. É fundamental explicar que ir à escola é um acto comum para todas as crianças assim como os adultos vão para o trabalho todos os dias.

 A entrada da criança na escola é um momento de ansiedade?

 Esperado que a criança fique ansiosa e também temerosa nos primeiros dias de aulas. Afinal, todas as situações novas geram medo. Mas são os pais que, na maioria das vezes, não conseguem esconder as suas preocupações. Diante de sentimentos tão turbulentos, a criança pode sentir-se perdida. É nesse momento que ela observa atentamente a atitude dos pais na busca de alguma referência sobre como deve se comportar. Se a mãe ou o pai (ou ambos) forem pais ansiosos com a separação do filho e não conseguirem transmitir a serenidade necessária, então, é muito provável que a criança fique num estado de ansiedade descontrolado. Se a criança mostrar alguma ansiedade, normal, como já dissemos atras, e os pais a contiverem e mostrarem calma e segurança, estão a ajudar o filho a ultrapassar esta fase e a ensinar-lhe (é pelos exemplos que a criança aprende) a ultrapassar outras que vão surgir na infância e adolescência.

 Qual deve ser a atitude dos pais quando a criança chora ao entrar na escola?


O choro na hora da separação é muito comum e, não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada até junto da professora (ou educadora) e ser entregue a ela, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido, se for criança de colo ou se for criança que ingresse no primeiro ano, a professora é a figura de referência. Tentar confortá-la e reforçar que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e muito carinhosas e que ela ficará bem até a mãe chegar. A entrada na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará o seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É um momento de constatação de que o seu bebê está crescendo, logo é uma passagem a outra fase da criança.
É importante que os pais deixem claro para a criança que a escola é um lugar seguro e tranquilo para aprender coisas interessantes e que também é um local onde poderá  divertir-se e fazer novos amigos. Deve-se esclarecer a criança em relação a situações de Bullying (depois da escola começar e quando a criança já estiver ambientada) de forma simples e adequada à idade, talvez dizendo que por vezes existem meninos que batem nos outros e que o pai ou a mãe devem ser informados acerca disso.
Nunca se deve oferecer recompensas pela estadia na escola, uma vez que é um facto natural da vida das crianças. No final do dia procure estabelecer uma rotina em que exista um espaço para partilha de informação acerca do dia da criança. Não fazer perguntas directas para que a criança não sinta que é intrusão, mas perguntar por exemplo:
- Como é que foi o teu dia? – Esta a deixar espaço para ela contar e a mostrar o interesse pelas coisas do seu filho- Se a criança não quiser contar nessa altura, sabe que mais tarde poderá ir falar sobre isso, pois sente segurança nos pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.