“ A vida mental do bébe é despertada e animada pelo desejo entusiástico, a paixão dos pais. Senão existir um investimento parental, a mente do bébe não se desenvolve…o instinto de vida esmorece…é uma sobrevivência apática e abúlica…”

Georges Mauco (1978)

terça-feira, 5 de março de 2013

Terapia de casal e familiar


A terapia familiar e de casal visa a análise e restabelecimento dos vínculos entre os membros da família ou casal. O vivido transgeracional ( o que passou de geração em geração) pode ser um obstáculo às vivências saudáveis de um casal ou família.

 Dentro da família temos vários sistemas; por um lado temos o casal que unido por um vinculo de amor; por outro temos os irmãos unidos por vínculos fraternos; e por ultimo pais e filhos unidos por vínculos de amor maternal e paternal. Este deve o quadro de uma família com vínculos saudáveis.

Quando os vínculos do casal são disfuncionais (agressões verbais e físicas, manipulações e ciúmes entre outros) o casal não funciona de forma saudável: é portador de uma patologia. Essa forma patológica de existir causa sofrimento aos dois membros. Cabem nesta descrição os casais heterossexuais e homossexuais.

Quando os vínculos paternos e maternos com filhos são disfuncionais (dificuldades de comunicação, confusão de linguagem, falta de afecto, agressividade entre outras), a relação pais/filhos está comprometida num nível saudável.

Para que o sistema familiar seja saudável é necessário que casal e filhos coexistam em harmonia; embora nada seja isento de conflito; o conflito é necessário para regular a interacção com os outros. Não se entenda conflito como sinónimo de agressividade, mas sim , como modo de evoluir para um patamar de relacionamento saudável.

Sempre que um destes sistemas falha ( vida conjugal, relação filial) o sistemas familiar entra em colapso. Nesta altura é conveniente procurar ajuda para que a normalidade das relações seja estabelecida.
 Os conflitos familiares não passam com o tempo,( apenas se esbatem para mais tarde se reavivarem) e podem ser um entrave às futuras gerações, pois o tipo de relação tende a passar através de gerações, repetindo-se no seu “teatro” geração após geração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.