“ A vida mental do bébe é despertada e animada pelo desejo entusiástico, a paixão dos pais. Senão existir um investimento parental, a mente do bébe não se desenvolve…o instinto de vida esmorece…é uma sobrevivência apática e abúlica…”

Georges Mauco (1978)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Ataques de pânico na adolescência


O pânico é uma ansiedade aguda e extrema que é acompanhada por sintomas fisiológicos e pode surgir na adolescência.

Os ataques de pânico podem ocorrer em qualquer tipo de ansiedade, geralmente como resposta a uma situação específica relacionada com as principais características da ansiedade. Por exemplo, uma pessoa com fobia às aranhas pode entrar em pânico quando encontra uma delas. No entanto, estas situações de pânico diferem das que são espontâneas, não provocadas e que são as que definem o problema como pânico patológico.

Os ataques de pânico são frequentes: mais de uns terços dos adultos manifestam-nos todos os anos. As mulheres são entre duas a três vezes mais propensas a ter ataques de pânico. A perturbação de pânico é pouco corrente e diagnostica-se em pouco menos de 1 % da população. O pânico patológico começa geralmente na adolescência tardia ou cedo na idade adulta.

O ataque de pânico geralmente está associado a outras perturbações da ansiedade tais como fobias (fobia social, agorafobia, fobia especifica) perturbação aguda de stress, perturbação obsessiva compulsiva, ansiedade induzida por substâncias.
A característica essencial de um ataque de pânico é um período distinto de desconforto ou medo intensos, acompanhado por um conjunto de sintomas somáticos e cognitivos.

O ataque de pânico desenvolve os sintomas de forma abrupta e atinge o seu pico em dez minutos.
Os sintomas de um ataque de pânico são os seguintes:
Palpitação, suores, estremecimentos ou tremores, dificuldade em respirar, sensação de sufoco, desconforto ou dor no peito, náuseas ou mal-estar abdominal, sensação de tontura, de desequilíbrio, de cabeça oca ou de desmaio, desrealização, sentir-se desligado de si próprio, medo de perder o controlo ou enlouquecer, medo de morrer, entorpecimentos e formigueiros, sensação de frio ou de calor.

Causas do pânico
A teoria psicanalítica afirma, depois de mais de cem anos de investigação, que as crises de pânico têm origem no escape de processos mentais inconscientes até então reprimidos. Quando existe no inconsciente uma ideia, um desejo, ou uma emoção com o qual o indivíduo não consegue lidar, as estruturas mentais trabalham de forma a manter esse processo fora da consciência do indivíduo. Contudo quando o processo é muito forte ou quando os mecanismos de defesa enfraquecem, os processos reprimidos podem surgir "sem autorização" na consciência do indivíduo pela crise de pânico. A mente nesse caso trabalha no sentido de mascarar a crise de tal forma que o indivíduo continue sem perceber conscientemente o que de fato está acontecendo consigo.
Por exemplo o indivíduo tem uma atracção por uma pessoa com quem não pode estabelecer contacto. Este desejo então fica reprimido porque a real manifestação dele causaria intensa repulsa, raiva ou nojo de si próprio. Para que esses sentimentos negativos permanecem longe da consciência a estrutura mental do indivíduo mantém o desejo reprimido. Caso esse desejo surja apesar do esforço por reprimir, o aparelho mental transforma o desejo noutra imagem, podendo esta ser uma crise de pânico. Uma vez que o equilíbrio mental foi ameaçado o funcionamento mental inconsciente transforma o conteúdo da repressão numa crise de pânico. As situações de desamparo (real ou imaginário) vividas na infância estão também na origem da ansiedade e do pânico.

Existem outras correntes teóricas explicativas do pânico e da ansiedade, bem como diversas terapias que ajudam na cura desta doença.

Tratamento do ataque de pânico

O tratamento do pânico em situações paralisantes deve ser feito com a ajuda de psicofármacos, para que o alívio dos sintomas seja imediato. Mas, para além da medicação, a psicoterapia psicanalítica pode ajudar a resolver qualquer conflito psicológico subjacente aos sentimentos e aos comportamentos ansiosos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.